Uma volta pelas notícias do dia (10/06/2010)

Levantamento será feito nas feiras do produtor quanto ao uso do produto

Anselmo Wanzeller

Durante o restante do mês de junho, sempre às terças e quintas-feiras, a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (CVAM), através da parceria com entidades sociais, realizará levantamento nas feiras do produtor das zonas norte e sul da capital junto aos produtores para conhecer a atual situação quanto ao uso de produtos agrotóxicos nos alimentos vendidos à população.
Segundo o coordenador de vigilância em saúde ambiental, José Natanael, cerca de 600 questionários deverão ser distribuídos aos agricultores. “Várias perguntas serão feitas através do questionário, e assim serão tabuladas as respostas para verificarmos como está a situação desse produtor.
A iniciativa tem como principal propósito a obtenção de dados para iniciar a troca de informação com outros órgãos do Estado, responsáveis pela fiscalização e liberação da venda desses produtos, também orientar os produtores quanto à utilização dos defensivos agrícolas não orgânicos.
Os produtores serão convidados pelos voluntários a responderem um questionário cujo objetivo será meramente de coleta de informações que comporão o banco de dados da CVAM para se chegar ao diagnóstico de quanto e como estão sendo usados os agrotóxicos.
Conforme o coordenador José Natanael, os agrotóxicos não são apenas os produtos químicos usados na lavoura, na pecuária, também são considerados agrotóxicos os usados no ambiente doméstico, como, os inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos, além de solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos.
Ele lembra ainda que existem cerca de 15.000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8.000 formulações encontram-se licenciadas no País.

Consequências do uso inadequado
O uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 20.000 óbitos/ano em consequência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas, nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Publicado no jornal A Gazeta
Caderno: Cidades


Workshop discutirá propostas para Plano Estadual de Atenção Integral às Vítimas de Violências

A Secretaria de Saúde do Estado do Amapá, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e do Grupo de Atividades e Monitoramento de Agravos por Fatores Externos (GAMAFE), realiza no período de 16 a 18 de junho o Workshop “AmaPaz”.
O objetivo do encontro é elaborar um Plano Estadual de Atenção Integral às Vítimas de Violências. A abertura do evento acontecerá no Auditório do Monumento Marco Zero a partir das 19h.
Durante o Workshop, os representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde estarão elaborando propostas de intervenção contra a violência na área da prevenção primária, secundária e terciária. O encontro contará com a participação de pesquisadores do Centro Latino Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (CLAVES); Consultores do Ministério da Saúde e técnicos da Secretaria de Saúde do Estado do Mato Grosso do Sul.
“As violências representam uma ‘epidemia social’ emergente em nosso país, devendo ser tratado pela Secretaria de Saúde do Estado como problema de Saúde Pública, pois tem provocado forte impacto na nos casos de internações e mortes da população brasileira”, explica a Coordenadora do Gamafe, Silvia Maués.

Quadro de mortalidade
Segundo dados divulgados pelo Sistema de Informação (SIM), no Amapá, o quadro sobre mortalidade não está diferente do restante do país, mesmo com sub-notificação, foram apresentadas um coeficiente de Mortalidade Específica por Causas Externas, em 2008 na ordem de 57,7 para um número de 100.000 habitantes.
De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, Elpídio de Carvalho, o Workshop é uma maneira de recuperar a qualidade de vida da população ao proporcionar informação de qualidade, por meio de estratégias de monitoramento dos acidentes e violência em nosso Estado.
Serviço:
Evento: Workshop- Combate à violência
Data: 16 a 18 de junho de 2010
Local: Auditório do Marco Zero- Rodovia JK
Por ASCOM/SESA
Publicado no jornal A Gazeta
Caderno: Geral

Mestre amapaense lança livro abordando tema polêmico do Português

Janderson Cantanhede

Tese de mestrado vira livro e oferece ajuda para entender a voz passiva em língua portuguesa

O professor amapaense Marlon Miranda está lançando hoje (10), um livro que trata de um dos assuntos mais polêmicos da língua portuguesa: a voz passiva.
O livro que tem a chancela da editora Usina de Letras, destaca a origem controversa ao discurso modalizado. Esse assunto foi o tema da dissertação de mestrado de Marlon.
A voz passiva em língua portuguesa é a conjugação dos verbos da seguinte forma: comunica-se, pode-se, espera-se, fala-se, deve-se, espera-se, entre outros. Esse não é o primeiro trabalho de Marlon. Ele é autor de 12 livros de gêneros diversos: Guilherme (1988), Os Estudantes (1998), O Homem de Barro (2000), Fuja, Senão te Pego (2001), O Jogo Romano (1999), Quem inventou o Amor? (2002), Os Nomes Proibidos I (2007), Os Nomes Proibidos II (2008), Contos do Passado (2003), Língua e Linguagem (2004), Técnicas de Redação: teoria e prática (2003), sendo que este último texto fora publicado pela editora Scortecci, de São Paulo.
O lançamento de seu mais novo trabalho acontece a partir das 19 horas, na Livraria Acadêmica, localizada na Rua Hamilton Silva, Centro.
Publicado no Jornal do Dia
Caderno: Cultura

Município de Santana também terá Projeto Segundo Tempo

O Projeto Segundo Tempo, que tem o objetivo de democratizar o acesso e estimular a prática esportiva dos alunos da educação básica e superior, também será implantado no município de Santana, no fim deste mês.
Duzentas crianças e adolescentes serão atendidos em 15 meses. Vinte núcleos distribuídos em dez espaços físicos no município santanense estarão disponíveis para receber as ações esportivas previstas. O programa conta com apoio técnico e estrutural da Prefeitura Municipal de Santana, por meio de suas secretarias municipais, que disponibilizarão funcionários do município para atuarem nos locais onde serão abrigados os núcleos.
Para participar do Segundo Tempo, crianças e adolescentes precisam ter de 7 a 17 anos, estar devidamente matriculadas e frequentando escola. O programa, neste caso, tem cunho social, pois disponibiliza aos jovens atividades esportivas como futsal, futebol, voleibol, dama, xadrez e outras atividades complementares.

Publicado no Diário do Amapá
Caderno: Geral

Cristal divulgará até dia 14 comissão técnica e jogadores que disputarão Série

Os dirigentes do Clube Atlético Cristal ficaram de divulgar até segunda-feira, 14, a comissão técnica e os jogadores que disputarão o Campeonato Brasileiro da Série D.
A única confirmação até agora é que o meia Jardel estará no time titular. O jogador disputou a temporada passada pelo Alvirrubro.
A equipe garantiu vaga na competição nacional com a desistência do Santana Esporte Clube, no dia 2 de junho.
Na última segunda-feira, 7, após as devidas alterações e substituições com relação às agremiações que não quiseram disputar o torneio, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela final do campeonato, que começará no próximo dia 18 de julho.
O Cristal estreia na Série D no dia 18 de julho, diante do América de Manaus, na capital amazonense. O segundo confronto será no dia 25, no estádio Augusto Antunes, contra o Clube do Remo (PA). Já o terceiro duelo acontecerá dia 1 de agosto, no Augusto Antunes, contra o Cametá (PA).
O campeonato será disputado em seis fases. Na primeira, os times jogarão entre si em turno e returno dentro de seus grupos, sendo que os dois primeiros avançam. Então os 20 clubes classificados passarão a se enfrentar em jogos mata-mata na segunda fase.

Publicado no Diário do Amapá
Caderno: Esportes

0 comentários: